A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESAP, vencedora do Concurso Nacional "Mini Congresso Solar"

Os alunos do Clube de Astronomia da Adolfo Portela sagraram-se vencedores do concurso nacional "Mini Congresso Solar"realizado no dia 9 de junho no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra com a a presentação do projeto "Determinação do Período de Rotação Solar".
O Concurso “Mini Congresso Solar” está integrado no projecto Discover The Cosmos e tem como entidades organizadoras o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (OAUC) e o NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia. O objetivo deste Concurso é promover o interesse dos alunos, e dos professores, pela astronomia através da utilização de infra estruturas ou recursos disponibilizados por estas entidades. Este concurso foi aberto a todas as escolas do país e apresentava duas fases, numa primeira seria feita uma pré-seleção das equipas a apresentarem os seus trabalhos no OAUC, e a segunda seria a seleção do trabalho vencedor. Assim, a partir dos espetroheliogramas do mês de abril produzidos pelo OAUC, os alunos colocaram 3 questões:

  • Será o Sol Esférico?
  • Rodando, quanto tempo demora a dar uma volta?
  • Será que roda como uma esfera sólida?
Desenhou-se uma estratégia de investigação que nos conduzisse à resposta às questões formuladas. Assim, com os espetroheliogramas, construiu-se uma sequência animada do sol, estabelecendo a posição de diferentes manchas solares em função do tempo, e verificou-se pelo gráfico produzido que a função que melhor definia esse conjunto de pontos é uma função sinusoidal, o que por si só demonstrava a esfericidade do sol como os nossos alunos explicaram em Coimbra. Por regressão sinusoidal determinaram ainda a velocidade angular de rotação solar, obtendo ainda a periodicidade do seu movimento. Não ficando por aqui,
explorou-se ainda este conceito para manchas situadas a outras latitudes de modo a verificar se estas apresentavam os mesmos parâmetros do movimento. 
Conclusão: O sol roda em torno de um eixo com maior rapidez no equador do que nos polos. Às latitudes estudadas encontrámos uma velocidade angular de 0,24 rad/dia para a latitude de 17,3º (período de rotação de 26.2 dias) e uma velocidade angular de 0,24 rad/dia para a latitude de 28º (período de rotação de 29.4 dias. Portanto o sol não rodo como um corpo rígido, é mais rápido no equador diminuindo a sua rapidez com a latitude.

Este trabalho foi acolhido e realizado com muito entusiasmo pelos alunos. Nele aprenderam a fazer ciência, integraram Física, Matemática e Astronomia com muita dedicação e estiveram muito bem na forma como conduziram a apresentação. Uma palavra também para os restantes alunos do Clube de Astronomia que também participaram neste trabalho mas não podiam integrar o grupo que estava limitado a 3 alunos e um professor. A todos os meus parabéns.

Nota: o PPT apresentado abaixo não permite a visualização nem dos vídeos, nem a animação dos objetos, pelo que, nalguns diapositivos, as imagens surgem aqui sobrepostas a outros objetos.

 

ESAP pioneira na utilização da rede internacional de Radiotelescópios




Análise da Informação obtida pelo radiotelescópio de Cracóvia.

No passado dia 7 de junho, a Escola Adolfo Portela contou com a presença do Professor Doutor Domingos Barbosa do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e da Dra. Rosa Doran do NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia, com o qual a ESAP estabeleceu uma parceria, para uma atividade que mereceu também a presença de jornalistas da SIC e da Revista Exame Informática. Um grupo de alunos utilizaram remotamente vários radiotelescópios colocados em locais tão diferentes como Cracóvia na Polónia, Craiova na Roménia, Paris ou Pampilhosa da Serra. Os nossos alunos direcionaram os telescópios para algumas regiões da Via láctea e obtiveram, em tempo real, diversos dados que analisaram com os investigadores presentes.





Direcionamento do Radiotelescópio de Cracóvia
Trata-se de um Projeto pioneiro que arranca em Portugal na Escola Adolfo Portela, que dá a possibilidade aos seus alunos de utilizarem uma constelação de radiotelescópios distribuídos por diversos países europeus. Os alunos irão operar remotamente os referidos radiotelescópios, obtendo deles informação em tempo real que lhes permite, por aplicação da Matemática e da Física do currículo do ensino secundário, por exemplo, determinar a velocidade de rotação da nossa galáxia e a respetiva massa, perceber a distribuição de Hidrogénio e a possibilidade de formação estelar, consolidando e integrando os conceitos lecionados nestas disciplinas.


Doutor Domingos Barbosa (IT/UA) e Dra Rosa Doran (Núclio)
Este projeto tem tanto de ambicioso como de estimulante, uma vez que através dele os alunos têm a oportunidade de usar instrumentação científica de alto nível, e “meter as mãos na massa” de que é feita a ciência, explorando os conceitos da Física e concretizando-os em resultados. Além dos aspetos motivacionais que decorrem deste tipo de abordagem, os alunos adquirem não só conhecimentos de forma sólida, mas principalmente competências científicas que constituem pilares fundamentais da sua formação.

Ver reportagem (minuto 5.45) em: http://www.youtube.com/watch?v=ZlnC42g-4v0