A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 15 de março de 2014

“Para além do Céu azul” Hangout com Pedro Russo.



Realizou-se no dia 14 de março na ESAP, um hangout entre os alunos do Clube de Astronomia e Pedro Russo, astrónomo português que foi o Coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia em 2009 (AIA2009) e responsável pelo Universe Awareness International, que nos falou da sua experiência científica e dos mistérios do Universo. Este cientista português encontra-se a trabalhar na Universidade de Leiden, Holanda e esteve integrado no grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia/telescópio espacial Hubble na Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO). Nesta entrevista, os alunos da ESAP colocaram várias e pertinentes questões ao cientista, não só sobre astronomia mas também sobre o trabalho do cientista, como lida com o êxito/fracasso, as principais descobertas.
Este Hangout, promovido pela Doutora Vera Da Cunha Monteiro no âmbito da FQemRede e pelo Clube de Astronomia da ESAP, foi difundido em tempo real pela web e encontra-se disponível na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=dum2WsJm_g0&list=UU7VzCSaC7Dq0DeP0QnfhWBA,  


Olimpíadas da Astronomia 2013-14



Os alunos Filipe Fernandes e Daniel Estima (11ºD), alunos do Clube de Astronomia da ESAP, participaram na Fase Regional das Olimpíadas de Astronomia que se realizou no dia 5 de Março na Universidade de Aveiro. Esta foi a primeira participação dos alunos da ESAP neste concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) e destinado aos estudantes do ensino secundário, cujo objetivo é incentivar o interesse pela Astronomia e promover o contacto com a realidade da Astronomia profissional em Portugal bem como estimular a curiosidade e o pensamento científico. Desta eliminatória regional serão apurados, de todo o país, no máximo 10 (dez) concorrentes que disputarão a Final Nacional a realizar no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra no dia 11 de abril de 2014. Vamos aguardar atentamente os resultados desta fase.

1º Prémio da ESA-Kids para aluno da ESAP



O jovem Gonçalo Folhas, residente em Fermentelos e aluno do 7ºano na Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda), foi o vencedor do concurso internacional Gaia, promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Este concurso integra o “Space Gallery Competition, no qual são convidados a participar jovens de todas as nacionalidades, com idade não superior aos 12 anos, apresentando trabalhos artísticos sobre determinados temas relacionados com Espaço e Missões Espaciais. No presente caso, o tema era a Missão Gaia, na qual o jovem Gonçalo conquistou o primeiro lugar que dá direito a um prémio da ESA, tendo o segundo lugar sido atribuído a Alaia de Espanha e o terceiro lugar a Costas da Grécia. Estes três trabalhos passam a integrar a galeria da ESA-Kids, servindo de incentivo a novas participações e principalmente a criar um interesse crescente nos nossos jovens pelo Espaço e Ciências Espaciais.
Em tempos em que competitividade e performance são palavras-chave, temos que fazer acreditar às novas gerações que eles são tão capazes como os melhores, e que a Ciência é um campo em que vale a pena apostar. Resta dar os parabéns ao Gonçalo Folhas e fazer votos que estes pequenos passos o conduzam a uma grande caminhada.

Projeto CanSat

Os alunos do Clube de Astronomia vão abraçar mais um projeto arrojado: Construir e programar um circuito contendo diversos sensores, para estudar a variação da pressão, temperatura, aceleração e muitos outros parâmetros físicos, durante a sua queda. Tudo tem que caber numa lata de refrigerante e não pode exceder as 350 gramas, sendo que tem ainda que enviar os dados das amostragens por rádio, fazendo diretamente um backup em cartão microSD. Tem ainda exigências a nível da queda que não pode exceder uma velocidade de queda superior a 11 m/s. Este é um projeto da Agência Espacial Europeia e envolve a aplicação de muitos conhecimentos de física, eletrónica e programação.