A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 11 de outubro de 2014

Matt Taylor (missão Rosetta) no Pavilhão do Conhecimento.

Matt Taylor, cientista da ESA na Missão Rosetta, apresentou no dia 9 de setembro de 2014, os principais detalhes da missão, numa palestra pública com lotação esgotada no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
Pela primeira vez, uma sonda espacial orbita o núcleo de um cometa e irá enviar um módulo de aterragem para a sua superfície. O primeiro marco histórico desta missão europeia foi atingido a 6 de Agosto quando chegou a cerca de 100 km  do Cometa 67 P Churyumov-Gerasimenko e começou a cartografar a sua superfície. O próximo grande momento será a acoplagem do módulo de aterragem, Philae, previsto para dia 12 de Novembro de 2014.
Tive o privilégio de estar presente neste evento, bem como conhecer este cientista.
Assista ao vídeo da conferência:

O Clube de Astronomia da ESAP está a elaborar um trabalho sobre a missão Rosetta de modo a promover a sua divulgação, e está agendado um Café Ciência dinamizado pela Dra. Rosa Doran, aberto ao publico, para dia 15 de novembro de 2014, no Auditório da Escola Secundária Adolfo Portela, coorganizado pelo NUCLIO, Instituto de Educação e Cidadania e o Clube de Astronomia da Adolfo Portela.

Escola Secundária Adolfo Portela no Congresso "Astronomy Education Alliance Meeting 2014"



O Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela participou no Congresso Internacional "Astronomy Education Alliance Meeting 2014" com a apresentação do trabalho "Simulators, Virtual Labs and Robotic Telescopes in Physics and Chemistry's teaching". Este evento sobre educação de astronomia, a cargo do NUCLIO e GHOU, integrou a "European Planetary Science Congress 2014" que decorreu entre os dias 8 e 12 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, e contou com os melhores especialistas mundiais nesta área.
Tendo a "Astronomy Education Alliance Meeting 2014" sido especialmente desenhado para professores, educadores e divulgadores de ciência, nele debateram-se as melhores práticas do ensino da astronomia a nível mundial, e foi neste contexto apresentado o Poster "Simulators, Virtual Labs and Robotic Telescopesin Physics and Chemistry's teaching" que ilustra o trabalho desenvolvido com os alunos do Clube de Astronomia da Escola Secundária de Adolfo Portela na utilização de telescópios robóticos da NASA Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, Faulkes Telescope Project, GLORIA Project, e da constelação de rádio telescópios do Projeto EU-HOU distribuídos pela Europa.
O Coordenador do Clube de Astronomia da ESAP, Álvaro Folhas, recebeu ainda o título de "Galileo Ambassador" das mãos do Prof. Carl Pennypacker, reputado astrofísico na Universidade da Califórnia (Berkeley) e fundador e presidente da Global Hands-on Universe (GHOU), em reconhecimento do trabalho desenvolvido com alunos da ESAP nesta área. Também a própria escola recebeu o certificado de “Galileo School” pelo pioneirismo na utilização de modernas ferramentas e recursos na educação em ciência. Ambos os títulos contam com a chancela da UNESCO, da International Astronomical Union (IAU) e do Global Hands on Universe.