A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 30 de abril de 2016

Clube de Astronomia apresenta trabalho no EGU2016 em Viena

Decorreu em Viena (Áustria), entre 18 e 20 de abril, o Workshop Geosciences Information for Teachers (GIFT) subordinado ao tema “The Solar System and beyond”, o qual contou com a participação do Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela, através do seu coordenador, Álvaro Folhas, que apresentou o trabalho científico que tem desenvolvido com os alunos que frequentam este clube.

com Rebecca Barnes, Unidade de Educação e divulgação da ESA
Face aos recursos fantásticos disponibilizados ao Clube de Astronomia por muitas organizações científicas nacionais e internacionais, temos, ano após ano, elevado a fasquia e realizado estudos muito elaborados, pouco habituais em alunos do ensino secundário, os quais deslumbraram cientistas e educadores de países como a Finlândia, Alemanha, e Reino Unido, e organizações como a Agência Espacial Europeia, bem como a organização científica do evento, que quiseram saber mais sobre a abordagem e a qualidade do trabalho produzido, tendo sido criadas pontes para projectos futuros.
Um dos trabalhos apresentados no Poster da Adolfo Portela, que mais suscitou a atenção geral, foi o estudo realizado pelos alunos do Clube sobre da evolução da supernova SN2016adj na galáxia Centaurus A, registando dezenas de imagens através de telescópios profissionais situados na Austrália, Chile e África do Sul (Faulkes Telescope Project), medindo a intensidade do seu brilho e a variação da sua cor por forma a saber a temperatura do objecto e determinar as suas características.

Alvaro Folhas e Matt Taylor, cientista coordenador da Missão Rosetta
Neste momento, temos uma equipa de alunos do Clube a participar na Campanha Pan-STARRS (pelo NUCLIO Asteroid Search Team) na pesquisa de Asteróides e Objectos Próximos da Terra (NEOs-Near Earth Objects), com o objectivo de identificar a presença destes objetos nas imediações da Terra e caracterizar o seu comportamento.
“Estes e vários outros projectos científicos vão ao encontro da Escola do Futuro, através da qual os alunos são desafiados a aprender de forma activa deste modo, procurando compreender as matérias disciplinares porque precisam delas para dar resposta a um conjunto de desafios” refere o professor Álvaro Folhas, coordenador e dinamizador destes projectos no Clube de Astronomia da ESAP.


Estes trabalhos foram apresentados no contexto do EGU General Assembly 2016, um mega evento científico que reuniu no Austria Center Vienna (ACV) em Viena (Áustria), cerca de 13650 cientistas de 109 países, no qual Águeda e o trabalho dos alunos do Clube de Astronomia da Adolfo Portela também estiveram representadas e colheram o aplauso geral.



Sem comentários:

Enviar um comentário