A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Trânsito de Mercúrio observado na ESAP.



Decorreu no dia 9 de maio, o Trânsito de Mercúrio, o nome dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. Assim entre as 12:12h e as 19:40h, era possível observar a silhueta deste planeta sobre o disco solar, em todo o território português, a menos que as nuvens bloqueassem o acesso ao astro-rei, o que aconteceu em Águeda durante a maior parte deste período. Ainda assim, tivemos alguns momentos em que o sol descobriu possibilitando aos alunos da Adolfo Portela observarem o evento.

Créditos - Observatório Astronómico de Lisboa
Mercúrio é o planeta mais pequeno e mais rápido do sistema solar completando uma volta ao sol a cada 88 dias (ano de Mercúrio) . Contudo, devido à inclinação da órbita deste planeta ser diferente do plano da órbita da Terra, este fenómeno raramente é visível a partir da Terra, acontecendo apenas quando Mercúrio está perfeitamente alinhado com a Terra e com o Sol. Este fenómeno foi registado pela  primeira vez pelo astrónomo Pierre Gassendi  em 1631, tendo a sua última passagem pelo disco solar acontecido em 2006. O próximo trânsito de Mercúrio só voltará a acontecer em 2019. Esperamos que o tempo meteorológico nessa data nos possibilite melhores registo.

Sem comentários:

Enviar um comentário