A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

Diário de Bordo do Clube em anos anteriores

Clique no link para descarregar o Relatório de Atividades do Clube no ano 2013-14



 

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013 (tarde)- Na tarde de sexta-feira, 10 de maio, a sessão do Laboratório de Astronomia (Secundário Superior) foi dedicada à observação do Sol. Afinal a nossa estrela bem que merece uma sessão só para ela. Para tal, carregámos para o exterior o Coronado PST (Personal Solar Telescope) que é um telescópio exclusivo para ver a atividade solar (protuberâncias e filamentos em H-alpha), o Meade LX10 com o filtro Thousand Oaks e uns binóculos protegidos com filtro Baader Planetarium, ambos para ver manchas solares.
Aos alunos do Clube de Astronomia juntaram-se outros, movidos pela curiosidade, que desta forma ficaram a conhecer melhor o sol e algumas das suas caraterísticas.
Este Curso inscrito no Laboratório de Astronomia, tal como o ano letivo, está a chegar ao fim, e os nossos alunos já ficaram com algum conhecimento sobre técnicas e ferramentas para conhecer o céu, e a manusear algum do equipamento necessário para o efeito. 
Sexta-feira será explorado o tema sobre as possibilidades para a vida em ambientes muito hostis (extremófilos), e levantar as interrogações que fazem andar a Ciência. Depois dos Testes teremos ainda uma Observação Astronómica Noturna para espreitar uns planetas, umas nebulosas e outros corpos celestes.




Terça-feira, 7 de Maio de 2013, 14.30h:.
A escola teve visitas. Os alunos de Valongo do Vouga e do Instituto Duarte Lemos vieram conhecer um pacote de atividades que disponibilizamos para eles, entre as quais, uma observação da atividade solar. Quis o destino pregar-nos uma partida e encheu o céu de nuvens. Em alternativa demos uma volta pelo Universo, falamos do nascimento, vida e morte das estrelas. O melhor da festa foi que todos ficaram a saber que, como brinde, iam carregados de "cinzas" estelares para casa - eles próprios.


material para a observação solar de dia 7 de maio, que tive que substituir por uma apresentação dadas as condições meteorológicas.


Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013, 20.00h:. Lua Nova e céu transparente. Estava o que podemos classificar como "Noite fantástica". Um ‘seeing’ muito bom, sem humidade.
Reuniram-se cerca de 20 alunos e alguns encarregados de educação em torno de um telescópio refletor de 12 polegadas (XX12) e iniciámos a nossa viagem por Júpiter e suas luas (à exceção de Europa que não estava visível). Depois de dar umas dicas sobre distância angular aparente, começamos a apontar, a partir de Órion, outras constelações e asterismos, estimando a sua posição de braço estendido e apontando uma ou outra com o laser verde (o que causa sempre sensação).
Vimos assim a grande Nebulosa de Órion (M42) onde se estão a formar estrelas, saltámos às Plêiades (M45) onde visitámos o infantário estelar, vimos estrelas duplas e triplas, supergigantes vermelhas (Betelgeuse), apontámos a nebulosa do caranguejo (M1) e falámos da supernova que lhe deu origem e do pulsar remanescente, percorremos aquele enorme G estelar (Alnital a Mintaka -->Aldeberã --> Capella --> Castor e Pollux --> Procyon --> Sírius --> Saiph --> Rigel -->Alnitak de novo). Acabámos por referir os desaires e fugas do caçador Órion e da sua relação com Ártemis, os ardis de Apolo, escorpiões gigantes, setas certeiras e o destino estelar. Arrumado o material, ainda ficámos meia horita em alegre cavaqueira sobre astros e mitologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário